top of page

Novo Zika Vírus: entenda a nova linhagem e como se proteger.


O mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por ele, como dengue, zika e chikungunya, já são bastante conhecidos pela população em geral, que também já está familiarizada com os métodos de prevenção destas doenças. Porém, recentemente pesquisadores descobriram uma nova linhagem do Zika Vírus.

Mesmo com o mundo todo em atenção a um outro vírus recém-descoberto, o Sars-Cov-2 que gerou a pandemia por Covid-19, manter a atenção também no novo Zika Vírus é essencial para nos proteger e evitar mais uma doença com potencial epidêmico. Entenda mais sobre isso.

O que é o Zika Vírus?

O Zika Vírus, já conhecido pela população brasileira, é um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, que chegou ao país em 2015 e que por sua vez, causa a arbovirose denominada Zika. Sua transmissão acontece quando o mosquito pica uma pessoa infectada e posteriormente um indivíduo sem o vírus.

O que o novo Zika Vírus tem de diferente?

Pesquisadores identificaram uma nova linhagem do Zika Vírus no Brasil, que circulou nos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro em 2019. Diferentemente do Zika Vírus já conhecido, que tem origem asiática, a nova linhagem tem origem no continente africano e sua aparição foi inédita no Brasil.

Outra diferença entre eles é que a nova linhagem é transmitida pelo mosquito Aedes Albopictus, que apesar de ter semelhanças na forma de transmissão, é um mosquito de hábitos diferentes do que já conhecíamos. O vírus foi encontrado, ainda, em uma determinada espécie de macacos.

A distância geográfica e a diferença de hospedeiros (uma foi encontrada no mosquito Aedes albopictus, e outro em uma espécie de macaco) sugerem que essa linhagem já está circulando no país há algum tempo e pode ter potencial epidêmico, uma vez que a maior parte da população não tem anticorpos para essa nova linhagem do vírus.

Quais os sintomas do novo Zika Vírus?

Como se trata de uma nova linhagem, ainda não se sabe exatamente quais são os sintomas do novo Zika Vírus. No entanto, pesquisadores acreditam que os sintomas são similares à versão já conhecida pelos brasileiros, que são:

  • Vermelhidão na pele;

  • Coceiras pelo corpo;

  • Dores musculares;

  • Dor de cabeça;

  • Conjuntivite sem secreção;

  • Febre.

Como se proteger?

Assim como os sintomas ainda são desconhecidos, o poder do vírus sobre o corpo humano também ainda é uma incógnita. Porém, com as informações que já são conhecidas, como a propagação através de mosquito, as maneiras de proteção são bem simples e seguem as mesmas regras para proteção de doenças como a dengue:

  • Evitar acúmulo de água parada;

  • Utilização de repelente de ambientes e para a pele;

  • Utilização de inseticidas;

  • Tratamento de águas paradas com água sanitária e/ cloro para a eliminação de larvas do mosquito.

Além destas medidas, é importante lembrar que o Zika Vírus pode ser transmitido sexualmente e passar da mãe para o feto, causando microcefalia e/ou outros acometimentos neurológicos e por isto, destaca-se também a importância do uso de preservativos.

Para ficar por dentro de outras notícias como esta e saber mais sobre assuntos relacionados, como desinfestantes e regulatórios, fique de olho nas notícias da Vigna Brasil.

*Produzido para Grupo Vigna Brasil em parceira com Mali Comunicação.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page