top of page

Virei franqueado, como me qualifico para minha nova atuação?



Começar um novo negócio exige muita disciplina, bons contatos, paciência e, principalmente, qualificações. Quando este negócio é uma franquia, metade deste caminho já está andado, já que há um padrão pré-estabelecido pelo franqueador e este dará a direção correta do quê e como fazer em cada etapa, passando todo seu conhecimento ao franqueado.


Mas será que apenas o conhecimento sobre o negócio é suficiente para ter um empreendimento de sucesso? Pode apostar que isto dependerá muito mais de quem está diretamente por trás do negócio, do que do franqueador. E para isso, alguns temas devem ser estudados com mais afinco, como por exemplo:


Contabilidade e finanças: qualquer tipo de negócio gira em torno de números e saber calculá-los da forma correta e ter previsões para os próximos períodos é essencial para se antecipar à crises e mudanças do mercado. Royalties, aluguel, impostos, pagamentos de funcionários, entre tantos outros fatores envolvendo finanças podem ser muito melhor gerenciados por quem realmente entende sobre estes assuntos.


Gestão de pessoas: na hora de contratar, não basta apenas escolher aqueles com mais experiência ou com o currículo mais agradável, é preciso avaliar o perfil de cada um e saber se tudo que está no papel é exatamente como a realidade. Depois de contratado, é preciso saber lidar com os subordinados, mantendo boa relação entre colaborador-franqueado, garantindo o futuro do negócio.


Gestão de atendimento: este ponto está diretamente ligado ao anterior. Funcionários bem tratados por seus superiores tendem a trabalhar melhor e mais felizes, e isso impacta diretamente no modo em que irão atender seus clientes. É essencial conhecer o seu público-alvo para avaliar qual o melhor tipo de atendimento e essa informação deverá ser passada de franqueador para franqueado, mas depende do franqueado saber repassar e ensinar sua equipe a melhor forma de atender e, para isso, é preciso conhecer mais sobre esta etapa, para que não haja o famoso telefone sem fio.


Comportamento do consumidor: aqui começa uma etapa mais complexa, porém de extrema importância: entender o comportamento do consumidor. Há alguns fatores de comportamento que deixam claro se o cliente está satisfeito ou não com o serviço ou produto analisando apenas seu olhar, movimentação das mãos ou até mesmo o ritmo da respiração. Entender como eles se comportam é ponto chave para prever e evitar futuros danos ao negócio, saber suas necessidades antes mesmo que eles a coloque na mesa ou até mesmo resolver problemas de modo que o cliente se sinta em um grande relacionamento com a marca, fidelizando-o.


É claro que nenhum desses conhecimentos caem do céu, então é preciso correr atrás das informações através de cursos presenciais ou online, livros, ebooks, webinars, palestras e até em conversas com profissionais de cada área.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page