top of page

Conheça o CEI - Centro Eletrônico do Investidor

Entenda como o CEI pode facilitar a verificação de seus investimentos e ativos em um único lugar.




A B3, bolsa de valores oficial do Brasil, disponibiliza um canal para que investidores tenham acesso a sua carteira de investimentos e custódia de seus ativos, além de reunir todos os investimentos em um só lugar, mesmo que esses sejam feitos em diferentes corretoras ou bancos. Este canal recebe o nome de CEI ou Centro Eletrônico do Investidor.


O que é o CEI?

O CEI tem como objetivo listar o histórico de transações, como um “extrato” de investimentos, que detalha compra, transferência e venda de ativos dos últimos 18 meses. É extremamente útil para quem tem aplicações e contas em mais de uma corretora ou banco, uma vez que concentra as informações de diferentes ativos em um único local, centralizando os dados do investidor a partir de seu CPF ou CNPJ. Assim, o investidor não precisa cruzar as informações de cada banco ou corretora que possuir, obtendo essas informações de maneira mais segura e prática.


O que posso consultar através do CEI?

O Centro Eletrônico do Investidor é destinado a todos os investidores que possuem aplicações em ativos financeiros. Através do CEI, o investidor pode consultar algumas informações sobre seus investimentos, tais como:

  • Saldo diário e extrato mensal de custódia dos ativos;

  • Saldo no mercado de opções;

  • Saldo no mercado a termo;

  • Saldo no mercado futuro;

  • Saldo de ativos depositados para garantias de posições;

  • Saldo de Tesouro Direto;

  • Aviso de Movimentação BTC.


Tendo acesso a posição e as movimentações relativas aos investimentos feitos em:

  • Ações

  • Tesouro Direto

  • Ativos Financeiros

  • Valores Mobiliários

  • Derivativos

  • Empréstimo de Ativos

  • Informações relacionadas a Proventos e Garantias desses produtos.


Como consultar meus investimentos no CEI?


O sistema do CEI é de fácil acesso e consultar seus investimentos é bem prático. Basta seguir os procedimentos a seguir:


  1. Entre no site da B3, o b3.com.br.

  2. Clique no espaço dedicado ao Centro Eletrônico do Investidor, que fica no canto direito da página.

  3. Em seguida, o site o levará para uma área de acesso exclusivo, onde você, o usuário, deverá informar seu CPF ou CNPJ e a senha enviada anteriormente pela B3.

  4. Caso não possua a senha ou a tenha esquecido, uma nova versão pode ser solicitada pelo link “Gerar nova senha/ esqueci minha senha”, localizado na página de acesso do CEI. Assim, você será direcionado para uma nova página onde preencherá um campo informando o número do seu CPF ou CNPJ e deverá clicar no botão continuar.

  5. O sistema irá identificar se sua nova senha será enviada por email ou correios. Se você já tiver um email cadastrado no CEI, o encaminhamento da senha via email será uma opção mais ágil. Ao clicar em “Enviar Senha” você confirma a mudança da mesma, além do envio da nova, garantindo seu acesso à plataforma.


Informações importantes sobre seu acesso ao CEI:

  1. A B3 exige que a senha seja trocada de seis em seis meses (um período de 180 dias) por questões de segurança. Caso a sua senha tenha expirado, ou mesmo quando você realizar a troca de senha dentro do período de 180 dias, é preciso solicitar uma recuperação de credencial. As orientações para a substituição da senha são enviadas para o e-mail registrado nas informações da conta no banco ou na corretora.

  2. Uma vez que a sua senha seja bloqueada, será necessário preencher informações diversas na página de recuperação de senha, entre elas sua data de nascimento e CPF ou CNPJ.

  3. Caso você prefira, é possível receber todas essas informações por e-mail acessando o CEI e escolhendo no menu superior a opção “Extratos e Informativos”. Em seguida, selecione o item “Configurar envio de extratos” e selecione a opção “e-mail”.


Por que devo utilizar o CEI?

Um portal seguro e prático, acessar o CEI é uma forma de controle da carteira do investidor, essencial para verificar, de tempos em tempos, a veracidade dos investimentos feitos.


Mesmo que as principais corretoras de valores tenham seus próprios sistemas e sejam bastante confiáveis, acessar o canal eletrônico do investidor é um ótimo meio para se atentar aos casos de fraudes que podem acontecer no ambiente virtual. Isso porque, para que qualquer informação oficial quanto a movimentação de ativos seja comprovada, a mesma deve ser processada e informada pelo Canal Eletrônico do Investidor. Além disso, através do CEI é possível verificar toda a custódia do investidor, mesmo que suas contas sejam registrada por diferentes corretoras.


É importante ressaltar que o Canal Eletrônico do Investidor é uma plataforma da bolsa de valores que fornece informações com segurança, mas não serve como informe de rendimentos para a declaração anual de Imposto de Renda, sendo necessário solicitar o informe de rendimentos para a instituição financeira em que seus ativos se encontram, seja banco ou corretora. Apenas no informe de rendimento todos os dados estão dispostos de acordo com as exigências da Receita Federal.


Em resumo, o CEI é um canal disponibilizado para facilitar e dar mais segurança às consultas online sobre as principais informações financeiras do portfólio de ativos de um CPF ou CNPJ, concentrando as informações dos diferentes bancos e corretoras onde esses investimentos são feitos em um só lugar. Esse “extrato" dos últimos 18 meses deve ser acessado periodicamente para verificação da veracidade dos investimentos feitos, sendo possível acessar informações como o saldo diário e extrato mensal de custódia dos ativos, o saldo no mercado (a termo e futuro), saldo no mercado de opções, o saldo de ativos depositados para garantia de posições, além de saldo de títulos do Tesouro Direto e aviso de empréstimo de ações (BTC).

*Texto encomendado por Mali Consultoria para Capital Research.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page