Intel abandona mercado de modem 5G para celulares

April 25, 2019

Decisão foi anunciada após acordo entre Apple e Qualcomm.

 

 

 

Na noite desta terça-feira, 16, a Intel anunciou sua retirada do mercado de modens 5G para smartphones. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Bob Swan, através de um comunicado à imprensa, horas depois da Apple, que tinha seus chips fornecidos exclusivamente pela Intel desde 2018, e Qualcomm entrarem em acordo numa disputa judicial sobre royalties de patentes que ocorria desde 2017. Para Swan, “não há um caminho claro para a lucratividade e retornos positivos" com relação aos modens 5G, mas mesmo assim afirma que "O 5G continua a ser uma prioridade estratégica em toda a Intel, e nossa equipe desenvolveu um valioso portfólio de produtos sem fio e propriedade intelectual."

 

Segundo informações do site japonês Nikkei Asian Review, a Apple estava receosa de que a Intel não pudesse cumprir seus compromissos em relação às demandas dos próximos anos, motivo este que pode ter facilitado o acordo entre Apple e Qualcomm.

 

A Intel avalia, ainda, sua possível retirada no setor de 4G e 5G relacionado a Internet da Coisas (IOT), PCs e outros dispositivos. Apesar disso, a empresa afirma que manterá seus investimentos em infraestrutura para a tecnologia 5G, assim como seu compromisso com os usuários que possuem modens 4G da empresa. O tema, que faz parte da nova estratégia da Intel, será novamente abordado no próximo dia 25 durante a conferência de seu relatório financeiro trimestral de 2019.

 

A decisão vai contra o que a própria empresa planejou em 2018, onde anunciou o modem 5g com velocidade de até 6 Giga, que chegaria ao mercado no segundo semestre de 2019.

 

Fontes: Intel, CNN, Nikkei Asian Review

 

(Texto produzido para o site TechTudo)

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags