Shopping: O que é melhor, loja ou quiosque?

July 17, 2018

 

Shoppings são ótimos centros comerciais não só para o consumidor, como também para o lojista, mas há uma dúvida muito comum para quem vai iniciar o seu negócio neste tipo de empreendimento: loja ou quiosque?

 

Cada caso tem suas necessidades, mas para ajudar o empreendedor a entender melhor sobre isso e avaliar qual o melhor caminho, algumas coisas deverão ser levadas em conta, como características de cada tipo de negócio, valor de investimento, prazo de contrato, entre outros fatores. Confira abaixo essas diferenças:

 

Loja Tradicional:

As lojas tradicionais são aquelas encontradas nos dois lados dos corredores de um shopping, lado a lado, grande parte tomada por famosas marcas através de franquias. Possuem os mais variado tamanhos, sendo que algumas, inclusive, podem ocupar mais que um andar.

  • Vantagens:

Com o grande fluxo de consumidores nos corredores, as lojas chamam a atenção com suas  vitrines e produtos expostos. Por terem espaço reservado e fechado, podem fazer estoque e alocar os produto de modo que o consumidor tenha facilidade de locomoção e escolha.

Os consumidores costumam comprar mais em lojas tradicionais do que em quiosques.

  • Desvantagens:

Este tipo de loja também costuma ser mais cara, não só pelo metro quadrado de locação, mas em custos gerais. Antes de começar o negócio, é preciso pagar a luva, espécie de compra do ponto, a ser pago uma única vez, porém este valor tende a ser extremamente alto, a depender do local e tamanho em que a loja está. Ao alugar um ponto em shopping, é preciso pagar, além do aluguel, o fundo de promoção e condomínio. No aluguel, aliás, há variação de mês para mês, com uma prática comum de definição de valor mínimo ou percentual sobre as vendas, ou seja, se em um mês o percentual acordado representar um valor maior do que o do aluguel, será pago o maior valor ao shopping. Caso o total destes custo ultrapasse 15% do faturamento mensal, é melhor repensar os planos, pois não compensará ao empreendedor continuar com o negócio.

 

Quiosque:

Já os quiosques são instalados, em maioria, nos corredores entre lojas e possuem tamanhos limitados, para não atrapalhar a passagem dos consumidores. O primeiro passo para abrir um empreendimento deste é entrar em contato com o shopping para verificar seus padrões de projetos para quiosques.

  • Vantagens:

O custo tende a ser muito menor que uma loja tradicional, tanto em valor de aluguel por metro quadrado, quanto em custos gerais, já que não possui a necessidade de compra de luva. O valor pago em condomínio garante despesas como água, luz, limpeza e segurança.

  • Desvantagem:

Por tratar-se de uma locação no meio do corredor, é preciso tomar cuidado para não virar apenas um balcão de informações, portanto é preciso utilizar a criatividade para chamar a atenção dos consumidores que passam pelo seu corredor; como seu espaço é limitado, não possui local para estoque, assim tendo que escolher muito bem os produtos que serão expostos.

Em termos burocráticos, o contrato de um quiosque é, geralmente, mais curto que a loja tradicional, podendo várias vezes ter tempo indeterminado, ou seja, a qualquer momento o shopping pode pedir a retirada do quiosque dentro de um prazo pré-estabelecido.

 

Em geral, a presença em um shopping tem suas vantagens, como segurança, limpeza, horário de atendimento diferenciado, banheiro e estacionamento, que faz a diferença na hora do consumidor escolher se sua compra será efetivada neste estabelecimento ou em um comércio de rua. Agora, basta analisar todos os pontos e saber qual tipo de locação melhor se adequa a cada expectativa.


 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags