top of page

Shopping: O que é melhor, loja ou quiosque?



Shoppings são ótimos centros comerciais não só para o consumidor, como também para o lojista, mas há uma dúvida muito comum para quem vai iniciar o seu negócio neste tipo de empreendimento: loja ou quiosque?


Cada caso tem suas necessidades, mas para ajudar o empreendedor a entender melhor sobre isso e avaliar qual o melhor caminho, algumas coisas deverão ser levadas em conta, como características de cada tipo de negócio, valor de investimento, prazo de contrato, entre outros fatores. Confira abaixo essas diferenças:


Loja Tradicional:

As lojas tradicionais são aquelas encontradas nos dois lados dos corredores de um shopping, lado a lado, grande parte tomada por famosas marcas através de franquias. Possuem os mais variado tamanhos, sendo que algumas, inclusive, podem ocupar mais que um andar.

  • Vantagens:

Com o grande fluxo de consumidores nos corredores, as lojas chamam a atenção com suas vitrines e produtos expostos. Por terem espaço reservado e fechado, podem fazer estoque e alocar os produto de modo que o consumidor tenha facilidade de locomoção e escolha.

Os consumidores costumam comprar mais em lojas tradicionais do que em quiosques.

  • Desvantagens:

Este tipo de loja também costuma ser mais cara, não só pelo metro quadrado de locação, mas em custos gerais. Antes de começar o negócio, é preciso pagar a luva, espécie de compra do ponto, a ser pago uma única vez, porém este valor tende a ser extremamente alto, a depender do local e tamanho em que a loja está. Ao alugar um ponto em shopping, é preciso pagar, além do aluguel, o fundo de promoção e condomínio. No aluguel, aliás, há variação de mês para mês, com uma prática comum de definição de valor mínimo ou percentual sobre as vendas, ou seja, se em um mês o percentual acordado representar um valor maior do que o do aluguel, será pago o maior valor ao shopping. Caso o total destes custo ultrapasse 15% do faturamento mensal, é melhor repensar os planos, pois não compensará ao empreendedor continuar com o negócio.


Quiosque:

Já os quiosques são instalados, em maioria, nos corredores entre lojas e possuem tamanhos limitados, para não atrapalhar a passagem dos consumidores. O primeiro passo para abrir um empreendimento deste é entrar em contato com o shopping para verificar seus padrões de projetos para quiosques.

  • Vantagens:

O custo tende a ser muito menor que uma loja tradicional, tanto em valor de aluguel por metro quadrado, quanto em custos gerais, já que não possui a necessidade de compra de luva. O valor pago em condomínio garante despesas como água, luz, limpeza e segurança.

  • Desvantagem:

Por tratar-se de uma locação no meio do corredor, é preciso tomar cuidado para não virar apenas um balcão de informações, portanto é preciso utilizar a criatividade para chamar a atenção dos consumidores que passam pelo seu corredor; como seu espaço é limitado, não possui local para estoque, assim tendo que escolher muito bem os produtos que serão expostos.

Em termos burocráticos, o contrato de um quiosque é, geralmente, mais curto que a loja tradicional, podendo várias vezes ter tempo indeterminado, ou seja, a qualquer momento o shopping pode pedir a retirada do quiosque dentro de um prazo pré-estabelecido.


Em geral, a presença em um shopping tem suas vantagens, como segurança, limpeza, horário de atendimento diferenciado, banheiro e estacionamento, que faz a diferença na hora do consumidor escolher se sua compra será efetivada neste estabelecimento ou em um comércio de rua. Agora, basta analisar todos os pontos e saber qual tipo de locação melhor se adequa a cada expectativa.



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page