top of page

Empreender tem idade?



Antes de analisar qual o momento certo da vida para empreender, se é que existe alguma fórmula para isso, é preciso entender o que, de fato, significa esta palavra. Empreender é o ato de transformar suas ideias em ações, fazendo-as ganhar valor e sentido, inovando e conquistando caminhos financeiros e sociais.


Quem pode empreender?

Esqueça essa história de que as pessoas nascem empreendedoras e por isso conseguem se destacar no mercado. Obviamente, algumas possuem mais facilidade que outras para administrar os negócios, mas nada que seja encarado como uma barreira.

Se você tem boas ideias, disciplina, senso de autonomia, vontade de fazer diferente e trabalhar com o que ama, está apto a ser um empreendedor, seja vendendo brigadeiros na escola ou numa nova empresa do setor financeiro.


O que devo levar em conta?

É normal os objetivos de vida mudarem em cada fase e isto impacta diretamente na decisão do tipo de negócio para empreender. A rotina deve ser levada em conta, já que o dia a dia de um estudante universitário é completamente diferente de quem está aposentado, ou mais ainda de quem passa o dia cuidando dos filhos. Vamos analisar estes exemplos:

  • O estudante: com uma parte de seu dia já comprometido pelas aulas, o estudante deve analisar quais tipos de negócio poderão dar flexibilidade de horário para conciliar aos estudos e se sua área de estudo pode ser desenvolvida neste tipo de negócio. Algumas vantagens são o círculo social formado na área acadêmica e a criatividade em alta nesta fase da vida.


  • Os pais: com a vida dividida entre lar, trabalho e filhos, ter o próprio negócio pode dar um alívio a mais na flexibilidade de horários, se comparado a um emprego formal, o que pode auxiliar no acompanhamento do crescimento dos filhos, por exemplo. Ainda pensando nos filhos, é uma ótima oportunidade para criar um negócio familiar que poderá ser repassado a eles depois de alguns anos.


  • O aposentado: diferentemente dos casos citados acima, o aposentado possui a vida mais tranquila, sem muitos pontos de aceleração. E isso é ótimo! Toda a sua atenção ficará concentrada em seu novo negócio, podendo ocupar as horas de seu dia e desenvolvendo atributos muitas vezes guardados há alguns anos. A experiência de vida e mercado é um grande diferencial na tomada de decisões.


Diferentes perfis, diferentes franquias.

Um jovem não tem obrigação de empreender em algo descolado, assim como os idosos não precisam criar algo em meio a calmaria. Estereótipos estão cada vez mais sendo quebrados! Uma pessoa com pouca idade pode empreender em algo maduro, assim como um idoso pode curtir algo mais “cool”, é tudo uma questão de perfil, gostos e afinidades para o negócio.

Trabalhar com o que gosta é o ponto principal para um negócio de sucesso, independente da sua idade.


Mas, e a idade?

Respondendo a pergunta inicial deste texto: idade não importa! Você pode ter 20, 40 ou 60, anos, mas se sua vontade de empreender falar mais alto, organize suas ideias e coloque-as em prática.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page