top of page

Posso mudar o ponto da minha franquia?


Dúvidas sobre o ponto de uma franquia são normais, mas uma delas sempre causa apreensão. Afinal, pode ou não pode mudar o ponto de uma franquia?

A resposta é sim, você pode. Porém, lhe fazemos outra pergunta: você tem certeza que quer mudar?

Escolher um ponto já pensando na possibilidade de mudá-lo depois de um tempo não é a melhor opção, por isso é tão importante avaliar todos os fatores na hora de escolher onde será instalada a sua franquia. Se você não se sente seguro para fazer esta escolha sozinho, saiba que a franqueadora estará sempre disponível para auxiliar você nesta busca.

Listamos alguns motivos pelo qual a mudança do ponto não é aconselhável:

  • Custos: ao alugar um ponto comercial, faz-se um contrato, que deve ser aprovado e seguido por todas as partes envolvidas. Caso haja quebra de contrato por desistência da locação, paga-se uma multa. Além disso, há diversos outros gastos extras, como os citados abaixo.

  • Estrutura: com a mudança de ponto, transfere-se a estrutura de sua franquia​ para outro local, que deverá ser montada e organizada conforme o padrão da franqueadora novamente. Além do tempo e trabalho com esta mudança, o gasto com esta etapa será em dobro, já que no início do processo isso já ocorreu e, com o novo ponto, deverá ser feito novamente.

  • Reconhecimento pelo público-alvo: Este talvez seja o ponto de maior importância. Imagine ir ao mesmo local com frequência e, de repente, se deparar com uma porta fechada e indicação do novo endereço. Se o seu negócio estiver no meio do caminho cotidiano de seus clientes, há grandes chances de eles não irem até o novo local onde você está, pois terão que desviar de sua rotina.

Ao mesmo tempo, há alguns motivos plausíveis para que realmente mude o ponto da sua franquia, motivos estes que em sua maioria são externos, ficando fora do controle do franqueado. Aqui estão alguns deles:

  • Segurança: Caso a região onde sua franquia está instalada tenha alto índice de criminalidade, é recomendado sim mudar o ponto, pois trata-se da segurança do franqueado, colaboradores e clientes.

  • Queda brusca no número de consumidores: Há alguns fatores para a queda brusca no número de consumidores em sua franquia. Por exemplo, se grande parte dos seus consumidores são funcionários de determinada empresa e a mesma muda-se para outra região distante, é provável que estas pessoas deixem de frequentar o estabelecimento. Caso não haja volta do público em determinado tempo, é possível pensar na recuperação do negócio através da mudança de ponto.

  • Aluguel abusivo: Periodicamente, o valor do aluguel é ajustado entre as partes. Porém, quando este reajuste é abusivo e inegociável, atrapalhando o fluxo de caixa do negócio, a mudança do ponto para um mais adequado pode ser a melhor opção.

Tenha sempre em mente que estabelecer-se num ponto é a chave principal para que seus clientes o reconheçam e saibam que você estará sempre ali para quando precisarem.

*Texto produzido para a empresa Economídia.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page