top of page

Aparelhos ortodônticos: será que preciso usar?


Existem algumas áreas da odontologia que requerem especialização, como a ortodontia. Um ortodontista é o responsável pela correção da posição dos dentes, auxiliando na saúde e estética dos mesmos. Será que é de um especialista como este que você precisa?

Algumas necessidades são fáceis de serem identificadas a olho nu, já em outras são necessários alguns exames de imagem, como raio x. Os motivos que levam um paciente a necessitar da implantação de aparelhos são os mais variados: mordidas tortas, para cima, para baixo, dentes sobrepostos, entre outros. Houve até uma época em que adolescentes queriam utilizar o aparelho ortodôntico apenas por estilo, o que, obviamente, não é recomendado.

Quais os tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis?

Alguns tipos de aparelhos ortodônticos são mais conhecidos do que outros. São eles:

  • Fixos: braquetes são colados aos dentes e interligados por um fio metálico que faz uma leve pressão para movimentar os dentes e deixá-los nos lugares corretos.

  • Móveis: como o próprio nome diz, esse tipo de aparelho pode ser retirado e recolocado a qualquer momento pelo próprio paciente na hora de comer ou escovar os dentes. É feito de resina acrílica e fios de aço e tem a função de corrigir alguns movimentos dentários ou dar suporte ao resultado do aparelho fixo, após sua retirada.

  • Aparelho de porcelana: indicado para quem quer discrição, este aparelho se camufla aos dentes, já que ambos têm a mesma cor. Sua funcionalidade é a mesma dos aparelhos fixos, sendo a única diferença os aspectos estéticos.

  • Aparelho autoligado: não tão comum quanto o aparelho convencional fixo, mas com as mesmas funções, este aparelho não faz uso das borrachinhas, deixando o tratamento mais assertivo e rápido, além de esteticamente melhor, devido ausência das borrachinhas.

Usar aparelho causa dor nos dentes?

A função dos aparelhos é deixar todos os dentes no lugar e, para isso, é preciso fazer uma leve pressão sobre eles, o que pode causar algum desconforto. Evite alimentos duros durante o tratamento para que os dentes que estão frágeis devido o aparelho, não fiquem ainda mais doloridos.

Quanto tempo preciso ficar com o aparelho?

Odontologia​ não é uma ciência exata, então não há uma fórmula ou tempo que pode ser aplicado a todos os pacientes. Cada caso é analisado para que seja encontrado a melhor solução e tempo de tratamento.

Lembre-se que o uso irregular de aparelhos ortodônticos pode prejudicar a saúde de seus dentes. Procure seu dentista e veja as melhores soluções para seu caso.

*Texto produzido para a empresa Economídia.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page