Posso mudar o ponto da minha franquia?

May 24, 2018

 

Dúvidas sobre o ponto de uma franquia são normais, mas uma delas sempre causa apreensão. Afinal, pode ou não pode mudar o ponto de uma franquia?

A resposta é sim, você pode. Porém, lhe fazemos outra pergunta: você tem certeza que quer mudar?

 

Escolher um ponto já pensando na possibilidade de mudá-lo depois de um tempo não é a melhor opção, por isso é tão importante avaliar todos os fatores na hora de escolher onde será instalada a sua franquia. Se você não se sente seguro para fazer esta escolha sozinho, saiba que a franqueadora estará sempre disponível para auxiliar você nesta busca.

 

Listamos alguns motivos pelo qual a mudança do ponto não é aconselhável:

  • Custos: ao alugar um ponto comercial, faz-se um contrato, que deve ser aprovado e seguido por todas as partes envolvidas. Caso haja quebra de contrato por desistência da locação, paga-se uma multa. Além disso, há diversos outros gastos extras, como os citados abaixo.

 

  • Estrutura: com a mudança de ponto, transfere-se a estrutura de sua franquia​ para outro local, que deverá ser montada e organizada conforme o padrão da franqueadora novamente. Além do tempo e trabalho com esta mudança, o gasto com esta etapa será em dobro, já que no início do processo isso já ocorreu e, com o novo ponto, deverá ser feito novamente.

 

  • Reconhecimento pelo público-alvo: Este talvez seja o ponto de maior importância. Imagine ir ao mesmo local com frequência e, de repente, se deparar com uma porta fechada e indicação do novo endereço. Se o seu negócio estiver no meio do caminho cotidiano de seus clientes, há grandes chances de eles não irem até o novo local onde você está, pois terão que desviar de sua rotina.

 

Ao mesmo tempo, há alguns motivos plausíveis para que realmente mude o ponto da sua franquia, motivos estes que em sua maioria são externos, ficando fora do controle do franqueado. Aqui estão alguns deles:

  • Segurança: Caso a região onde sua franquia está instalada tenha alto índice de criminalidade, é recomendado sim mudar o ponto, pois trata-se da segurança do franqueado, colaboradores e clientes.

  • Queda brusca no número de consumidores: Há alguns fatores para a queda brusca no número de consumidores em sua franquia. Por exemplo, se grande parte dos seus consumidores são funcionários de determinada empresa e a mesma muda-se para outra região distante, é provável que estas pessoas deixem de frequentar o estabelecimento. Caso não haja volta do público em determinado tempo, é possível pensar na recuperação do negócio através da mudança de ponto.

  • Aluguel abusivo: Periodicamente, o valor do aluguel é ajustado entre as partes. Porém, quando este reajuste é abusivo e inegociável, atrapalhando o fluxo de caixa do negócio, a mudança do ponto para um mais adequado pode ser a melhor opção.

 

Tenha sempre em mente que estabelecer-se num ponto é a chave principal para que seus clientes o reconheçam e saibam que você estará sempre ali para quando precisarem.

 

*Texto produzido para a empresa Economídia.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags