Estratégias de Marketing de Oportunidades

May 24, 2018

 

As oportunidades estão em todo lugar, basta saber reconhecê-las e usá-las da melhor forma, sem causar danos a ninguém.

Na internet isso não é diferente, ainda mais em tempos onde a informação está cada vez mais rápida com os poderes da internet, canal onde todos se expressam onde e como querem, inclusive com as marcas.

 

Aliás, se tem alguém que pode e deve ficar de olho nas oportunidades do mercado são as marcas. Seja no ambiente online ou fora dele, como numa loja de sapatos ou numa sala de imprensa de time de futebol. As chamadas estratégias de marketing de oportunidade nada mais são do que aproveitar algum acontecimento que não esteja dentro dos limites de controle da marca para fazer alguma ação. Por exemplo, se alguém faz algum tipo de comentário em uma rede social da empresa e a marca resolve tratar este contato de um jeito especial, vendo uma oportunidade de melhorar a visão do consumidor. Foi isso o que aconteceu nos casos abaixo. Confira!

 

A oportunidade bateu à porta da Arezzo, grande marca de sapatos, que agarrou-a aliada a uma excelente estratégia de marketing para fidelizar uma cliente e ter boa imagem perante o resto do mercado.

Uma jornalista publicou nas redes sociais que sua mãe, cadeirante, acessou o site da Arezzo em busca de um novo lar de sapatos. Devido suas limitações, há certa dificuldade em encontrar calçados adequados e, ao ver um par com zíper nas laterais, imaginou que esses seriam ideias. A surpresa veio com a chegada dos sapatos ao notar que os zíperes que facilitariam a colocação do calçado, na verdade eram apenas enfeites, e então devolveu os sapatos à loja explicando o motivo da devolução, como de praxe.

O que a consumidora não imaginava era que a marca entraria lhe presentearia com um par de sapatos adaptados para seu uso com um bilhete cheio de afeto.

Tudo isso apenas foi possível por que a marca deu a liberdade para seus atendentes de sugerirem soluções para os problemas dos clientes.

 

Outro caso recente é do Burguer King com jovem jogador de futebol Pedrinho, do time o de futebol Corinthians. Após o seu primeiro gol na equipe principal, Pedrinho foi questionado sobre onde comemoraria seu feito e a resposta veio de primeira: no Burguer King!

A marca de fast food, sempre atenta às oportunidades e após receber notificações nas redes sociais, preparou um lanche especial embalada com uma homenagem ao jogador - o carro-chefe Whopper se transformou em Whoppedrinho.

 

O que essas duas marcas e tantas outras têm em comum? Os olhos abertos para as oportunidades do mercado, para o que dizem seus consumidores e todo o ambiente ao redor.

 

*Texto produzido para a empresa Economídia.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags