Aparelhos ortodônticos: será que preciso usar?

May 24, 2018

 

Existem algumas áreas da odontologia que requerem especialização, como a ortodontia. Um ortodontista é o responsável pela correção da posição dos dentes, auxiliando na saúde e estética dos mesmos. Será que é de um especialista como este que você precisa?

 

Algumas necessidades são fáceis de serem identificadas a olho nu, já em outras são necessários alguns exames de imagem, como raio x. Os motivos que levam um paciente a necessitar da implantação de aparelhos são os mais variados: mordidas tortas, para cima, para baixo, dentes sobrepostos, entre outros. Houve até uma época em que adolescentes queriam utilizar o aparelho ortodôntico apenas por estilo, o que, obviamente, não é recomendado.

 

Quais os tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis?

Alguns tipos de aparelhos ortodônticos são mais conhecidos do que outros. São eles:

  • Fixos: braquetes são colados aos dentes e interligados por um fio metálico que faz uma leve pressão para movimentar os dentes e deixá-los nos lugares corretos.

  • Móveis: como o próprio nome diz, esse tipo de aparelho pode ser retirado e recolocado a qualquer momento pelo próprio paciente na hora de comer ou escovar os dentes. É feito de resina acrílica e fios de aço e tem a função de corrigir alguns movimentos dentários ou dar suporte ao resultado do aparelho fixo, após sua retirada.

  • Aparelho de porcelana: indicado para quem quer discrição, este aparelho se camufla aos dentes, já que ambos têm a mesma cor. Sua funcionalidade é a mesma dos aparelhos fixos, sendo a única diferença os aspectos estéticos.

  • Aparelho autoligado: não tão comum quanto o aparelho convencional fixo, mas com as mesmas funções, este aparelho não faz uso das borrachinhas, deixando o tratamento mais assertivo e rápido, além de esteticamente melhor, devido ausência das borrachinhas.

Usar aparelho causa dor nos dentes?

A função dos aparelhos é deixar todos os dentes no lugar e, para isso, é preciso fazer uma leve pressão sobre eles, o que pode causar algum desconforto. Evite alimentos duros durante o tratamento para que os dentes que estão frágeis devido o aparelho, não fiquem ainda mais doloridos.

 

Quanto tempo preciso ficar com o aparelho?

Odontologia​ não é uma ciência exata, então não há uma fórmula ou tempo que pode ser aplicado a todos os pacientes. Cada caso é analisado para que seja encontrado a melhor solução e tempo de tratamento.

 

Lembre-se que o uso irregular de aparelhos ortodônticos pode prejudicar a saúde de seus dentes. Procure seu dentista e veja as melhores soluções para seu caso.

 

*Texto produzido para a empresa Economídia.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags