O que aprender com as 5 maiores franquias brasileiras?

February 6, 2018

 

Experiência é um trunfo em qualquer situação, mas quando ainda não se tem essa experiência, aprender com os melhores em sua área é a grande opção. Assim como os novos jogadores se inspiram em Pelé, Garrincha ou até na nova geração, como Neymar, os novos empreendedores devem se inspirar naquelas empresas que mais fazem sucesso com seu público e em resultados de vendas. No caso das franquias, estamos falando de algumas como Correios, O Boticário, Subway, Cacau Show e Ortobom, considerada as melhores franquias do Brasil.

 

Essas redes de franquias não são consideradas as melhores a toa e têm muito o que ensinar para os novos empreendedores. A principal delas é sobre a experiência do cliente, fator que influencia na memória e sentimento do consumidor em relação a marca e está em todo o processo de relacionamento entre as duas pontas do negócio. Atendimento,  novidades, personalização na comunicação, resolução de problemas e tantas outras coisas podem contribuir para que a experiência seja positiva e lembrada.

 

Os Correios são o melhor exemplo de negócio que existe para solucionar um problema, como o recebimento e envio de correspondências e encomendas, sendo o mais conhecido e utilizado no Brasil há muitos anos. Com a credibilidade e os serviços oferecidos por esta empresa espalhados em franquias por diversas cidades brasileiras, o cliente sente-se seguro e sabe que seus pertences chegarão ao destino em segurança.

 

Já a rede de perfumaria O Boticário apela para a experiência sensorial do cliente, não apenas dando um leque de opções de aromas, mas mostrando a sensação que cada um, individualmente, revela e deixando marcado alguns momentos que serão lembrados pelo cheiro. Ao entrar em uma dessas lojas, as próprias vendedores já se apresentam com os produtos da marca, como maquiagens e perfumes, para que o cliente veja, na prática, a funcionalidade de alguns deles.

 

Com Cacau Show e Subway, o processo é muito parecido. As marcas de chocolate e lanches são procuradas durante todo o ano, por isso o seu cuidado com o cliente deve ser constante, trazendo alimentos de qualidade, saborosos e atentos aos gostos dos consumidores para que novos sabores sejam criados, atraindo assim o seu paladar.

 

Já a Ortobom, marca de colchões, está presente em todas as noites de sono e deve proporcionar aos clientes a sensação de bem-estar e satisfação não apenas durante o período de uso, mas também durante o dia a dia, mostrando a importância de se dormir bem.

 

O que todas essas franquias têm em comum para serem as melhores é o pensamento direto no que o consumidor quer e precisa. Fatores como atendimento antes, durante e depois da venda, a atenção em dar todas as informações ao consumidor, a qualidade do produto vendido ou serviço prestado, a afinidade e comunicação com o público e, principalmente, a credibilidade da marca fazem toda a diferença na hora de se destacar de seus concorrentes e servir de referência aos novos negócios. Mas é claro que tudo isso deve estar muito bem alinhado em todas as unidades da rede de franquia para que seu esforço não seja em vão. Afinal, imagine o seu cliente ter ótima experiência em sua loja, mas receber um péssimo atendimento em outra franquia da mesma rede?

 

Na hora de escolher a sua franquia, pense bem sobre sua colaboração ao consumidor: como posso auxiliá-lo a resolver um problema? Qual lembrança posso fornecer? E atente-se nas dicas e orientações para que o padrão seja seguido e a experiência do cliente seja única e positiva.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags