Influenciadores e sua importância na reputação da marca
- Kamila Muniz
- 24 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Imagine a seguinte situação: você vê uma propaganda na televisão que deixa determinada marca no paraíso. Quando vai para a internet, vê pessoas influentes falando mal desta mesma marca e a deixando no inferno. Em quem acreditar? Esta situação expõe claramente a importância dos Influencers (influenciadores) em relação a marcas, produtos e serviços, por isso é indicado manter uma relação próxima e amigável com as pessoas certas.
Par que servem os influencers?
Influenciadores possuem papel importante na comunicação com o seu público-alvo. Mas atenção: influenciadores e endossantes são coisas diferentes! O segundo é alguém que usa o próprio nome para elevar a reputação da marca através de acordos entre as duas partes, já o primeiro realmente acredita e se relaciona com seu tipo de negócio, podendo falar mal ou bem.
Quem são os influencers?
O influenciador é um formador de opinião que tem o poder de expor suas ideias e moldar os pensamentos de outras pessoas. Se o negócio for voltado ao público teen, seus influenciadores podem ser youtubers e blogueiros; se for voltado à economia, os jornalistas podem influenciar as decisões. Estes são apenas exemplos, para saber exatamente quem são os influenciadores de determinada marca, é necessário analisar o mercado e conhecer bem o negócio e público-alvo, assim encontrando as pessoas que possuem mais poder de persuasão sobre o tema.
Há cinco pontos importantes para analisar e verificar se você encontrou o influenciador correto: interação com o público, credibilidade, audiência, boa comunicação e atuação nas mídias.
Falando bem x falando mal
Calma! Nem tudo são mil maravilhas. Para um influenciador falar da sua marca ele deve, primeiramente, saber do que se trata e ter boas referências. Se um influenciador tiver péssimas experiências, provavelmente ele falará mal e a influência terá efeito contrário, por isso é de total importância saber quem são, trata-los bem e, principalmente, fazer com que tenham boas experiências.
Agora que já sabe o poder dos influenciadores, é só traçar a estratégia e inseri-los, caso seja válido, na campanha.
(Originalmente publicado em Blog da Orange, 27/08/2015)