Influenciadores e sua importância na reputação da marca

October 24, 2016

 

Imagine a seguinte situação: você vê uma propaganda na televisão que deixa determinada marca no paraíso. Quando vai para a internet, vê pessoas influentes falando mal desta mesma marca e a deixando no inferno. Em quem acreditar? Esta situação expõe claramente a importância dos Influencers (influenciadores) em relação a marcas, produtos e serviços, por isso é indicado manter uma relação próxima e amigável com as pessoas certas.

 

Par que servem os influencers?

Influenciadores possuem papel importante na comunicação com o seu público-alvo. Mas atenção: influenciadores e endossantes são coisas diferentes! O segundo é alguém que usa o próprio nome para elevar a reputação da marca através de acordos entre as duas partes, já o primeiro realmente acredita e se relaciona com seu tipo de negócio, podendo falar mal ou bem.

 

Quem são os influencers?

O influenciador é um formador de opinião que tem o poder de expor suas ideias e moldar os pensamentos de outras pessoas. Se o negócio for voltado ao público teen, seus influenciadores podem ser youtubers e blogueiros; se for voltado à economia, os jornalistas podem influenciar as decisões. Estes são apenas exemplos, para saber exatamente quem são os influenciadores de determinada marca, é necessário analisar o mercado e conhecer bem o negócio e público-alvo, assim encontrando as pessoas que possuem mais poder de persuasão sobre o tema.

Há cinco pontos importantes para analisar e verificar se você encontrou o influenciador correto: interação com o público, credibilidade, audiência, boa comunicação e atuação nas mídias.

 

Falando bem x falando mal

Calma! Nem tudo são mil maravilhas. Para um influenciador falar da sua marca ele deve, primeiramente, saber do que se trata e ter boas referências. Se um influenciador tiver péssimas experiências, provavelmente ele falará mal e a influência terá efeito contrário, por isso é de total importância saber quem são, trata-los bem e, principalmente, fazer com que tenham boas experiências.

 

Agora que já sabe o poder dos influenciadores, é só traçar a estratégia e inseri-los, caso seja válido, na campanha.

 

(Originalmente publicado em Blog da Orange, 27/08/2015)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags